Filosofia e Proposta Pedagógica

MISSÃO
O Colégio Contemporâneo, cada vez mais empenhado em ser um CENTRO EDUCACIONAL DE REFERÊNCIA na região, propõe uma educação inovadora e comprometida, que promova a excelência humana e acadêmica, que possibilite o desenvolvimento e o gosto pelas múltiplas dimensões do conhecimento, ampliando a visão de mundo, também, através da socialização da cultura e humanização das relações.

VISÃO
A visão de futuro é de ser referência na educação. Buscamos ser reconhecidos pelas práticas pedagógicas mais modernas, pelos resultados efetivos, pela formação humana e pela diversidade e amplitude da formação. Entendemos a formação humana como a integralidade do ser e pensar de cada indivíduo no mundo. Essa formação prepara os estudantes para construir o seu modo de vida livremente, TENDO AUTONOMIA para organizar os modos de existência e sendo responsável pelas suas ações, tornando-se um ser humano ético.

PROPOSTA PEDAGÓGICA
Sendo a escola um espaço propício à interação e ao exercício do convívio humano, o trabalho educativo deve comprometer-se na promoção de uma cultura escolar pautada no acolhimento, no respeito e no cultivo da sensibilidade junto com o da racionalidade. Para fortalecer esses aspectos, a organização pedagógica dos materiais didáticos do Sistema Positivo de Ensino oportuniza experiências escolares que favorecem a construção de identidades solidárias, o enriquecimento das formas de expressão e o exercício da criatividade, visando a favorecer ao aluno as condições necessárias para dar respostas novas diante das mudanças aceleradas do mundo hodierno. Na onstrução das sequências didáticas, busca-se também a valorização das diferentes manifestações culturais e, especialmente, as da cultura brasileira, priorizando uma organização coerente com as metas de desenvolvimento integral do aluno e a valorização do trabalho docente com apoio em princípios pedagógicos claros e comprometidos com a educação de qualidade social.

O Colégio Contemporâneo segue a proposta curricular do Sistema Positivo de Ensino, o qual se identifica com os princípios e valores que orientam a LDB e as DCN. Reconhece-se, portanto, que a educação tem um compromisso com a formação e o desenvolvimento humano global, em suas dimensões intelectual, física, afetiva, social, ética, moral e simbólica. E, por isso, coloca no centro do processo educativo o estudante e sua aprendizagem para quem devem convergir todos os esforços de educação e cuidado a fim de que se cumpram seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento. Ao explicitar as aprendizagens essenciais que todos os estudantes devem desenvolver, a BNCC expressa a igualdade educacional sobre a qual as singularidades devem ser consideradas e atendidas. Este princípio é, portanto, de extrema importância na organização dos nossos materiais didáticos, porque implica propiciar ao professor a possibilidade de mediar situações de aprendizagem em que os alunos, a partir de sua diversidade e no encontro de suas individualidades, tenham espaço para expressar suas dimensões afetivas, culturais e cognitivas, revelando os saberes que possuem no âmbito sociocultural dos conteúdos escolares trabalhados.

O respeito à diversidade e individualidade dos alunos favorece o ensino como prática de construção do conhecimento, permitindo que o saber elaborado e a vivência de uma prática passem pelo crivo da reflexão e do pensamento crítico. Sendo assim, os materiais do Sistema Positivo de Ensino dão aos alunos a oportunidade de registrar suas opiniões, seus sentimentos, trazendo o referencial de conhecimento que possuem e, portanto, expressando sua individualidade de modo diverso. Da mesma forma, há que se priorizar situações de sistematização e formalização do saber escolar que propiciam sínteses das reflexões realizadas, apresentando referenciais da cultura universal, já que o conhecimento não é visto como uma verdade absoluta que possui apenas uma resposta.